Você está aqui

Participar

A Comunidade Servos da Divina Misericórdia e do Imaculado Coração de Maria é uma família espiritual. Esta é uma das primeiras definições sobre a Comunidade e a que abre para a formação de nossa Identidade. É uma família espiritual, portanto todas as nossas atividades, seja em nossos compromissos de oração e formação, seja nas atividades missionárias e nas Obras de Misericórdia, ou no quotidiano de nossa vida pessoal, profissional, social ou familiar, devem ser marcadas pela consciência de que tudo o que fazemos deve ser para a glória de Deus, na busca de nossa santificação e do mundo inteiro. O espiritual deve tocar a nossa vida a cada instante. É este desejo e essa busca central que nos une e reúne como uma família consagrada à Divina Misericórdia, ao Seu serviço e glorificação.

Esta família espiritual é formada por leigos (casados, solteiros, viúvos) e celibatários (Irmãos, Irmãs e Sacerdotes, na Vida Religiosa de inspiração Monástica), que se sentem atraídos pela Misericórdia de Deus em nossa Comunidade, por nosso Carisma e Espiritualidade, por nossa forma de Ser e de Fazer as coisas para Deus, por nosso jeito de Orar, louvar e Adorar o Senhor, ou seja, os que se sentem atraídos pela nossa Identidade e desejam ser participantes de seus bens espirituais e colaborar com a Obra da Misericórdia com seus próprios dons, graça de Deus. Descrevo agora, para você que sente esta atração, as formas de participação, de engajamento e colaboração em nossa Comunidade:

  1. AMIGOS DA MISERICÓRDIA
    Pessoas que experimentaram de nossa espiritualidade através de nossas atividades (Liturgia, eventos, retiros, missões, ou mesmo pela presença da Comunidade ou de seus membros) e, sentindo-se atraídas, procuram beber desta fonte inesgotável de Misericórdia e nela encontrar refúgio e fortaleza, sem assumir qualquer vínculo formal, mas como Amigos estão sempre encontrando-se e renovando os laços de amizade espiritual numa mútua colaboração, cada lado com suas possibilidades e livres iniciativas.
     
  2. BENFEITORES DA MISERICÓRDIA
    São aqueles que, tendo reconhecido a mão de Deus e a Sua obra através desta Comunidade, fielmente colaboram (materialmente ou através de seu serviço) e, assim, colocam-se debaixo desta chuva de Misericórdia que pedimos todos os dias por aqueles que nos fazem o bem por causa do Nome de Deus.
     
  3. MEMBROS FILIADOS
    São os que, nesta atração, identificam-se com a Comunidade, seu Carisma e Missão, e desejam assumir formalmente nossa Identidade, e com tais vínculos, colaborar mais assiduamente, dentro de suas possibilidades, com a missão e manutenção da mesma. Igualmente são Membros da Comunidade aqueles que, já sentindo o desejo, se preparam para a Filiação. A Filiação dos membros é firmada em cerimônia própria e geram vínculos simples que os ligam espiritualmente à Comunidade. São como filhos que na Comunidade encontram um seio familiar, nela completando-se e a ela completando.
     
  4. CONSAGRADOS
    São aqueles membros que, ouvindo o chamado de Deus, consagram-se à Divina Misericórdia, entregando toda sua vida no Altar de Deus, em busca da perfeição Cristã, oferecendo e promovendo o Culto Divino e fecundando o mundo pelo Anúncio, Culto e Serviço da Misericórdia, respeitadas as características próprias de seu Estado de Vida (Padres, Religiosos, Leigos). Estes, diante de Deus e da Igreja, assumem a Vida e a Missão da Comunidade de modo completo, através de seus compromissos de Oração, Formação, Serviço e Missão. É um mergulho mais profundo no mistério da Misericórdia, uma resposta de amor e confiança em Deus que transforma toda a nossa vida, tudo o que somos, temos ou fazemos, em um sacrifício contínuo e agradável ao Senhor, que nos persegue – pecadores que somos – com sua inesgotável Misericórdia. Estes desejam ser homens e mulheres de Deus, de oração, impelidos pelo sopro do Espírito Santo. Os Membros Consagrados passam por diversas etapas de formação, preparando-se para esta entrega especial, renovando-a até uma entrega definitiva. Assim, desejam viver a radicalidade do Evangelho e dos compromissos do seu Batismo.

Todas estas formas de participação enriquecem e formam a família espiritual dos Servos da Divina Misericórdia. Muito além de uma iniciativa própria, é um chamado de Deus. Nossas atividades, nossa Liturgia, eventos, missões ou retiros podem ter sido a porta de entrada pela qual você sentiu, ou sente, esse apelo de Deus. Se há em seu coração este desejo de conhecer melhor nossa Comunidade, aproxime-se desta fornalha que é o Coração Misericordioso de Jesus e dê o seu Sim. Jesus, eu confio em Vós!